Cirurgias
Uro-oncologia
Próstata
É o câncer com mais diagnósticos por ano no Brasil (a exceção da pele) o que demonstra a importância do cuidado com a saúde do homem. Atualmente existem métodos para diagnostico diversos, incluindo exames de imagem. O tratamento varia conforme a agressividade, desde acompanhamento ativo até cirurgias minimamente invasiva. A prevenção deve ser anual para a maioria dos pacientes.
Bexiga
Todo sangramento urinário em homens a partir dos 50 anos deve-se levantar a hipótese de lesões malignas de bexiga. Têm uma agressividade variável porem com grande possibilidade de reicidiva. Raspagens de bexiga em casos mais iniciais são necessárias, em casos mais avançados, deve-se retirar o órgão todo com derivação urinaria.
Rins
Nódulos renais são malignos até que se prove o contrario. Demandam investigação e normalmente tratamento cirúrgico. Atualmente técnicas minimamente invasivas são preferidas. Os cistos renais podem ser incluídos nessa investigação.
Testículo
Um dos poucos tipos de câncer que acometem mais jovens do que idosos. Caroços no testículo são sempre suspeitos e o tratamento envolve a ressecção do lado afetado.
Outros tipos
Menos comuns mas também no escopo da urologia são os tumores de Adrenal, Pênis, Urotélio, Uretra, Retroperitônio.
Infecção Urinária
As infecções urinarias são extremamente comuns e são a principal causa que levam as mulheres ao Urologista. Calcula-se que metade das mulheres terá pelo menos 1 episodio durante a vida. EM homens sempre é um sinal de que algo não está indo bem. Algumas pessoas inclusive necessitam de um tratamento mais prolongado.
IST
Nos primórdios da especialidade o urologista era o medico das doenças venéreas. Apesar da área de atuação ter mudado bastante, esse cuidado ainda faz parte da faixa de domínio de urologista. Sífilis, HIV, Cancroide, Uretrites, Gonorreia, Linfogranuloma, Herpes, Verrugas genitais / HPV, são todas afecções que são avaliadas e, quando possível, tratadas.
Cálculos
Comumente conhecida como “pedra nos rins” ou “problema de rins” a Urolitíase é bastante frequente. Inclusive é uma das afecções cujo numero de casos aumenta a cada década. Na formação dos cálculos há influencia dos hábitos alimentares, a ingestão de líquidos e também fatores genéticos. Quando estão na altura dos rins, as pedras causam mínimo problema e geralmente são assintomáticas, porem quando migram para o ureter, tornam-se urgência urológica. Nesse caso o primeiro objetivo do tratamento é desobstruir a via urinaria o que geralmente é conseguido com um cateter interno que comunica o rim com a bexiga (duplo J). Quando possível e indicado a tripsia (quebra) da pedra deve ser realizada também.
Saúde do homem
Distúrbios sexuais
A vida sexual do homem é fundamental para o sentimento de bem estar. Alguns transtornos dificultam uma boa relação e abaixam a confiança e auto-estima. Seja distúrbio de ereção ou ejaculação precoce. São problemas discutidos em consultório e tratados. Podem estar relacionados a questões ambientais, emocionais, ou orgânicas. O tratamento pode envolver desde orientações e medicações até cirurgias.
Incontinência urinária
Para o homem o tipo mais comum é a incontinência pós-cirúrgica, enquanto para as mulheres o parto é um fator importante. Em ambos a idade influencia negativamente. Cirurgias, fisioterapia e medicações podem ser empregadas.
Dor testicular
O grande desafio é diferenciar as dores infecciosas das isquêmicas. As primeiras, geralmente relacionadas com IST ou ITU. A segunda, a torção de testículo é uma emergência médica e necessita de cuidado imediato.
Andrologia
Com o passar da vida há uma oscilação hormonal. Em uma certa idade os homens podem sentir fraqueza, perda de massa muscular diminuição da libido. Pode-se suspeita de deficiência de hormônios masculinos o que pode demandar tratamento especifico.
Infertilidade
Os casais que estão tentando engravidar por um ano sem sucesso demandam uma avaliação. Tanto a mulher quanto o homem. Este ultimo é de responsabilidade do urologista. O grande exame inicial é o espermograma.
Fimose
O excesso da pele que recobre o pênis pode ser retirado por indicação medica ou por fins estéticos. Geralmente realizada ambulatorialmente, a pessoa pode ir para casa no mesmo dia.
Vasectomia
A cirurgia de esterilização masculina é possível ser realizada em homens com dois filhos ou mais de 26 anos. Por ser irreversível, não se pode operar por impulso, por lei são necessários pelo menos 60 dias entre a manifestação de interesse e o procedimento. Nesse período é importante acompanhamento psicológico.
Verrugas
A grande prevalência de infecção por HPV na população. Uma das principais manifestações são as verrugas genitais, que no caso dos homens, demanda tratamento das lesões assim que diagnosticadas.